quarta-feira, 16 de março de 2016

DILMA CONFIRMA LULA NA CASA CIVIL


BRASÍLIA - O ex-presidente Lula assumirá a Casa Civil na próxima terça-feira. A presidente Dilma Rousseff divulgou na tarde desta quarta-feira uma nota oficial confirmando a nomeação do ex-presidente, e também do deputado do PMDB Mauro Lopes na Secretaria de Aviação Civil. O Palácio do Planalto prepara mais mudanças na Esplanada dos Ministérios.

Segundo um auxiliar próximo à presidente, há a possibilidade de ocorrerem mudanças na equipe econômica, Secretaria de Comunicação Social (Secom) e no Esporte. Estuda-se também a substituição de Aloizio Mercadante do Ministério da Educação.

Dilma ficou profundamente irritada com a iniciativa dele de procurar o assessor do ex-líder do governo Delcídio Amaral para oferecer ajuda em troca do silêncio do senador. Ela o convocou para a reunião que manteve na manhã de hoje no Palácio da Alvorada com Lula, Wagner e Berzoini na qual discutiu a reforma ministerial que já começou a fazer.

Edinho Silva, no comando da Secom, pode ser remanejado para o Esporte, onde está George Hilton, uma indicação do PRB. Com isso, está sendo cogitada a volta de Franklin Martins, que já ocupou a Comunicação Social no governo Lula.



O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, fez chegar a Dilma seu desconforto com a nomeação de Lula e sinalizou que sairia do cargo se ele fosse confirmado na Casa Civil. O ex-presidente tem insistido com Dilma sobre a volta do ex-presidente do BC Henrique Meirelles ao posto.

O anúncio de Lula foi feito pelos líderes do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), e pelo líder do governo, José Guimarães (CE), de forma combinada com o governo, que extraoficialmente confirmou a informação. Não há previsão de quando a presidente fará essas outras mudanças.

Confira a íntegra da nota do Palácio do Planalto:

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.
Assumirá o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado Chefe Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes.
A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao Dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: