No sábado (28) no Espaço MR Nascimento, às 15:00 hs, aconteceu o Bate Papo Conversando Com Fernando Matos, Ele que é Pré Candidato a Prefeito de Itapitanga, pelo Partido PTN (19), onde marcou presença o Ex Deputado Estadual, e atual Corregedor do Detran Coronel Gilberto Santana e seu Assessor Pedro Gago.
Começou o Bate Papo, com Fernando Matos se apresentado, mostrando seus ideias para o município de Itapitanga, na sequencia, orou a Deus em agradecimento.
Na oportunidade, relatou que tem vários projetos para Itapitanga, e citou com principal, O Desenvolvimento da Economia, ciando o Projeto da roça do Povo, dando oportunidades aos pequenos agricultores. Criando o Projeto das Cooperativas, promovendo os eventos no município pelo menos a cada 3 meses, para que possam gerar renda para a comunidade. (Vendendo produtos, alugando casas, mais movimento nas pousadas, mais movimento no posto de combustível...) Lembrou também da LDO (Lei das Diretrizes Orçamentária), a qual estipulas as prioridades e metas, onde poderia ser discutido, o que seria prioridade e o que seria metas. O município tem por obrigação desenvolver a economia municipal através das esferas locais (Comércio), mas infelizmente nunca foi feita sequer uma reunião para extrair ideias do comércio para desenvolve-lo. Ele pretende criar a Diretoria de Comércio no Município, preparando assim o município para conquistar uma industria.
Com a palavra, o Coronel Santana disse que achou muito interessante a reunião, pois ali seriam discutidos os assuntos do município. É muita responsabilidade saber escolher seu representantes. Muitas das vezes as pessoas se submetem a favores e dinheiros, na caminhada politica, muitos prometem o que não poderão cumprir. é melhor usar a consciência e observar aquilo que é verdadeiro. Fernando vai apresentar aqui o que é viável e o que é possível. É muito importante ocupar as pessoas e dar dignidade a cada um deles, não é dar o pão ou o peixe, é dar o anzol, dando espaço para que cada um possa produzir. Pois o município de Itapitanga, não tem como empregar toda a comunidade. Fernando é um jovem sério, vindo de uma família de valor moral, com formação familiar bonita e que falta muitos dos que estão na vida pública, tipo respeito, honestidade... Não prometa nada daquilo que você não possa cumprir, para que você não passe decepção. Vejo Fernando no caminho certo, para se iniciar uma gestão seria, honesta e transparente tem de ser com o pé no chão, falando aquilo que pode ser realizado, pois vender sonhos e ilusões só fazem as pessoas ficarem decepcionadas. Fernando é jovem e merece uma oportunidade para cuidar desta cidade, com a ajuda da comunidade. Lembrando que não deve haver venda da prefeitura antes mesmo de assumi-la, pois muitos o fazem, e quando sentam na cadeira, já estão devendo até as alma ao diabo. Não somos os donos da verdade, precisamos abrir os olhos e confiar nosso voto, que é nossa arma maior, nas pessoas que acreditamos que venha a ser um grande gestor, honesto e serio, e peço esta oportunidade para Fernando.
Em seguidas foram direcionadas pergunta a Fernando Matos, onde ele pode responder a cada uma com muita clareza.
Pergunta 1: Com relação ao esporte, quais sua metas, devido à atualidade, haver uma grande carência de incentivo, apoio e patrocínios?
Fernando: O município não pode patrocinar diretamente uma seleção municipal, mas nem por isso podemos cruzar os braços, podemos buscar juntos às empresas ganhadoras das licitações do município, para que venham contribuir com o esporte local, quem sabe com isso chegar a colocar a Seleção de Itapitanga na Série D do Campeonato Brasileiro, temos de sonhar e deixar marcas registradas.
Pergunta 2: O que você tem para a saúde de Itapitanga?
Fernando: Com certeza, estaremos muito bem assessorados, Temos projetos para realizar pequenas cirurgias no nosso município, para que não haja necessidade de deslocamento para outras cidades, planos e projetos para uma sala especifica para maternidade, são varias as alternativas, pois o que não nos falta são profissionais capacitados. Temos o plano de carreira da educação, mas o pessoal da saúde não tem, poderemos inserir na saúde, pois ele hoje sendo técnico de enfermagem, amanhã ele pode ser enfermeiro, tendo incentivos financeiros.
Pergunta 3: O nosso município hoje é endividado, recursos o Governo Federal tem, basta ao nosso município liquidar às suas dividas para que os projetos venham. Na educação, vemos o município com uma folha pesada, servidores que não cumprem suas cargas horarias, quais seu projetos para a educação do nosso município?
Fernando: Com relação à inadimplência, todo aquele que entende de politica, sabe é preciso ser feito em Itapitanga, uma Auditoria Publica, responsabilizando os verdadeiros culpados, para que não haja sobrecarga, nem problemas psicossomáticos, nem depressão. Feita a auditoria, entraremos com recursos para amortizar a divida, estendendo o prazo de pagamento das dividas. E assim buscar os programas e projetos para investir na educação. Temos profissionais da psicologia se formando e o índice de problemas psíquicos têm aumentado, vamos colocar este profissionais trabalhando nas escolas
Comentários: Só para exemplificar o peso, no município está inadimplente, é sabido, que a menos de um mês houve uma audiência com o Secretario de Saúde do Estado, onde foi levado um projeto de reforma do Hospital, o projeto foi analisado, onde o próprio disse que o recurso estava disponível, mas infelizmente, devido à inadimplência do município junto ao Governo do Estado o Hospital não poderia ser reformado pelo Estado. A atual gestão, leva um peso de responsabilidades anteriores, e que é praticamente engessado, onde não pode fazer muita coisa só com os recursos do município. É muito importante quando se fala de ter a responsabilidade de encarar de frente o problema, ver o que o município tem de inadimplência e colocar a casa em ordem. Por isso estou com Fernando, pois acredito no recomeço para Itapitanga. Devemos acreditar que ainda existe esperança. esqueçamos Fulano ou Beltrano, pois muitos não aceitam Fernando. "É muito novo". E porque não o novo? Porque não novas ideia? Fernando é o nome do novo começo, dessa nova esperança para a cidade de Itapitanga.
Pergunta 4: Com relação à sustentabilidade do meio ambiente, com relação ao rio, que favoreceu a muita gente, sustentou muita gente, hoje por uma má gestão de politica de meio ambiente, o rio está praticamente perdido, outra coisa é o lixão, sabemos muito bem que a politica de aterro sanitário que e feita em Itapitanga é incorreta, Gostaria que você falasse um pouco sobre a questão do meio ambiente.
Fernando: Sabemos que tem políticos que vão para o exterior e até outro lugares do pais para poder estudar e buscar pessoas especializadas em urbanismo, mas tenho uma companheira, que hoje é arquiteta e irá me orientar nestas questões urbanas e de desenvolvimento ecológico. Com relação ao rio, não posso ser hipócrita de dizer: Vamos limpar os rio. Depois da casa arrumada, podemos fazer projetos, enviar para o Governo Federal e conseguir convênios e recursos para a revitalização dos rios. Outra forma de começar é reunir os lideres das associações e fazermos a revitalização de nossas matas e estimular a nossa comunidade ao desenvolvimento ecológico. Com relação ao lixão, podemos começando investindo na reciclagem.
Pergunta 5: Quais os seus projetos com relação à segurança pública?
Fernando: Acredito que a segurança pública, podemos colocar em uma ordem de piramide, pois precisamos trabalhar o social. Sonho em ver a guarda municipal bem estruturada, bem treinada, com pelos menos duas viaturas, um anexo centralizado, e com o apoio da policia civil e militar,
Coronel Santana: Com relação à segurança pública, é um direito de todos, mas um dever do estado, muitas vezes a sociedade culpa o prefeito pela precariedade no serviço, não é obrigação do prefeito, ele pode até solicitar, reivindicar, mas o governador que irar dizer se é conveniente ou não aumentar a quantidade. É interessante o projeto da guarda municipal!? Com certeza, gera emprego no município e no distrito. O carro da guarda parado na praça e os guardas, cria sensação de segurança. A função da gurda municipal é fazer a segurança dos patrimônios do município (prédios, praças...), não tem o poder de fazer a diligencia, mas em razão da situação momentânea, tem de tentar a parceria mesmo.
Pergunta 6: Por flata das oportunidades, muitas pessoas vêm deixando o nosso município, o que você pretende fazer para combater o desemprego em Itapitanga?
Fernando: Quando se licita, tem o critério do menor preço, e não podemos exigir que a empresa monte uma filial aqui em Itapitanga, mas podemos podemos criar uma regra, tipo: a partir de R$ 100 mil, a empresa de fora monte uma filial em nosso município, pois já será pelo menos mais uma pessoa empregada. e com as promoções de eventos periódicos, a renda da comunidade melhorará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário