De acordo com o secretário de educação, Joel Fernando, a rede municipal de ensino de Itapitanga tem 167 professores efetivos, sendo 81 com nível médio (Magistério), 51 com nível I (Graduação), 33 com Nível II (Pós-graduação), 01 com nível III (Mestrado) e 01 com Nível IV (Doutorado). Para o professor com formação em magistério, o município irá pagar o piso de R$ 1.922,67 por 20 horas e de R$ 3.845,34 por 40 horas. Já os professores com nível I, II, III e IV também receberão aumento, mais as gratificações e vantagens sobre os vencimentos que a Lei Municipal no 373/2010 “Plano de Carreira”, comtempla.
“Essa é uma demonstração do nosso governo com o cumprimento da valorização dos nossos professores, concedendo-lhes na íntegra os valores que foram estabelecidos pelo piso nacional da categoria, além de cumprirmos o plano de carreira municipal”, ressalta o prefeito, Ró de Beto.
Segundo o secretário Joel Fernando, a lei que criou o plano de carreira municipal tem cerca de nove tipos de gratificações sobre o vencimento básico do professor. “Todas as gratificações estão sendo contempladas e asseguradas com esse reajuste que o nosso governo está concedendo, sem prejuízos dos direitos da categoria. Como bem disse o prefeito Ró de Beto: “É o cumprimento da valorização dos nossos professores”, afirma o secretário de educação.
O Secretário de Educação Joel Fernando anunciou o reajuste na manhã desta quarta-feira(16), durante a Assembleia da APLB, realizada na Câmara de Vereadores de Itapitranga, acompanhando da Secretária de Finanças e vereadores presentes. A notícia surpreendeu positivamente a categoria.
O novo piso será pago já no final de março, onde a prefeitura estará enviando à Câmara de Vereadores até a semana seguinte, um projeto de lei concedendo o reajuste do novo piso nacional de 2022 aos professores de Itapitanga.
Sobre a Diferença Salarial
Foi acordado com a Coordenadora do núcleo da APLB de Itapitanga, que a diferença dos valores do piso referente aos meses de janeiro e fevereiro, serão pagas até o mês de junho de 2022. O compromisso foi firmado com o Secretário de Educação e a Secretária de Finanças por ordem do prefeito Ró de Beto.
Vale lembrar que o município de Itapitanga tem uma arrecadação 0.8, onde o prefeito tem buscado manter o equilíbrio financeiro entre as receitas e despesas do município, cobrando sempre planejamento por parte dos seus secretários.
Foi a Lei Federal nº 11.738/2008, que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, o qual é reajustado anualmente, à partir de janeiro de cada ano. Só terão direito ao novo piso o profissional que desempenha atividades de docência ou de suporte pedagógico à docência, no âmbito das unidades escolares de educação básica (ensino infantil, fundamental e médio), incluindo quem atua com: direção ou gestão; planejamento; inspeção; supervisão; orientação; e coordenação educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário